O projeto de barragens de água envolve disciplinas amplas: hidrologia para definição de vazões de projeto e enchimento, hidráulica para dimensionamento de vertedouros e dispositivos de descarga, geotecnia para maciço e fundação, e estrutural para componentes em concreto. O escopo varia conforme o porte e a destinação da estrutura.
A ALTA atua em estudos de alternativas (tipologia de barragem — terra, enrocamento, concreto compactado a rolo, gravidade), projetos básicos e executivos. As análises consideram estabilidade do maciço em diferentes cenários (operação normal, esvaziamento rápido, sismo, eventos hidrológicos), tratamento de fundação, percolação, e proteção contra erosão interna.
Para barragens enquadradas na PNSB (Lei 12.334/2010 e regulamentações setoriais), o projeto incorpora desde o início os elementos exigidos para o Plano de Segurança de Barragem, com instrumentação compatível com a classificação da estrutura, definição de níveis de referência e gatilhos operacionais.
Em mineração, barragens de água são frequentemente usadas para acumulação de água nova para o processo. Em hidrelétricas, integram-se ao circuito gerador, com requisitos específicos de tomada d’água, casa de força e sistemas auxiliares. Em infraestrutura civil, envolvem normalmente abastecimento, regularização ou contenção de cheias.
Compartilhe sua demanda e receba o apoio técnico da ALTA para avaliar desafios, riscos e soluções aplicadas ao contexto da sua operação.